Veja como foi a semana de fiscalização do CAU/PB no cariri paraibano
3 de novembro de 2023 |
Entre os dias 23 e 27 de outubro, a equipe de fiscalização do CAU/PB esteve nas cidades de Monteiro, Sumé e Cabaceiras, localizadas no cariri paraibano. A viagem faz parte do planejamento anual e tem como objetivo fiscalizar o exercício legal da profissão e averiguar denúncias recebidas.

Reunião na secretaria de Planejamento e Urbanismo da prefeitura de Monteiro. Na foto: Daniel Chrockatt Marques, gerente técnico e de fiscalização do CAU/PB, Mariane Dâmaso, agente de fiscalização do CAU/PB, João Batista Mendes da Silva Júnior, gerente de urbanismo e Flávio Gonçalves Donato, arquiteto e urbanista da prefeitura de Monteiro.
Em Monteiro foram fiscalizadas 05 obras, todas regulares com profissionais arquitetos e urbanistas inscritos e em dia com o CAU/PB como responsáveis técnicos. Além da fiscalização das obras, foi realizada uma reunião com representantes da prefeitura de Monteiro, que possui 02 arquitetos e urbanistas em seu quadro técnico. De acordo com os profissionais, a prefeitura está realizando obras de melhorias na cidade e estão sendo iniciadas as discussões com a comunidade, de forma participativa, sobre como melhorar o Plano Diretor da cidade. Para essa ação, a prefeitura solicitou a participação do CAU/PB. Os representantes da prefeitura também estão interessados em implementar a Lei de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) no município.
“Achamos importante salientar que em 2021 a cidade de Monteiro possuía 02 arquitetos e urbanistas. Em 2022 passou para 08 arquitetos e em 2023 já são 09 profissionais residentes na cidade, de acordo com o SICAAU. Esse aumento pode ser entendido como um processo de interiorização da profissão, que é fundamental para a democratização da arquitetura e dialoga com a missão do CAU/BR que é ‘promover a arquitetura e o urbanismo para todos’”, analisou a agente de fiscalização Mariane Dâmaso.
Na cidade de Em Sumé as 03 obras fiscalizadas estavam regulares. A cidade possui um arquiteto residindo na região. Em Cabaceiras foram 04 obras, onde 03 estavam regulares e 01 irregular, sem profissional responsável. Neste caso, a equipe realizou a notificação e deu o prazo de 10 dias para a regularização.
“No geral observamos um bom número de arquitetos e urbanistas responsáveis por projeto e execução. No entanto, a infração por ‘ausência de placa’ é muito frequente, por isso, queremos salientar que uma obra identificada evita notificações, promove a valorização profissional e garante a informação à sociedade”, explicou o gerente técnico e de fiscalização Daniel Chrockatt Marques.
Saiba mais sobre a Campanha Placa na Obra, do CAU/PB, CLICANDO AQUI!
Veja abaixo algumas fotos da fiscalização: