CAU/PB parabeniza decisão da Assembleia Legislativa sobre instalação de anexos no Paraíba Palace
2 de junho de 2017 |
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB) parabeniza a decisão da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) de implantar seu Centro Administrativo no prédio do Paraíba Palace Hotel, localizado no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa.
A permanência da ALPB no Centro de João Pessoa e a mudança do seu Centro Administrativo para o prédio do Paraíba Palace Hotel resgata e valoriza a memória de um dos principais ícones arquitetônicos do Centro Histórico da Capital.
O CAU/PB entende que a história da cidade se desenvolve de acordo com o território e as pessoas que o habitam e a forma como se ocupa o espaço contribui para a criação de uma identidade única. Reconhecer que os edifícios são testemunhas do tempo e aprender a valorizá-los e preservá-los é garantir a continuidade da história para as futuras gerações.
Preservar o patrimônio histórico e suas referências arquitetônicas, como o prédio do Paraíba Palace Hotel e várias edificações localizadas no Centro Histórico de João Pessoa, é preservar a memória, que em todos os tempos, é a grande responsável pela construção da identidade urbana.
A construção das cidades é como uma colcha de retalhos, portanto, cada cidade é única, pois desenvolve sua própria costura. Um dos grandes desafios do poder público é direcionar o progresso, atrelado à preservação do seu patrimônio.
João Pessoa é uma das primeiras cidades fundadas no Brasil, portanto, suas edificações compõem um cenário de rara beleza arquitetônica e ambiental, com edificações de diferentes estilos e épocas. São valores históricos, paisagísticos e artísticos, que foram determinantes no processo de tombamento de algumas edificações no Centro Histórico de João Pessoa. O CAU/PB tem o compromisso de preservar essa área tão importante para manter vivas a história e a identidade do povo pessoense.
Situação atual da ALPB – A mudança da sede da ALPB e sua possível saída do Centro de João Pessoa vem sendo alvo de discussão e de críticas há alguns anos. Falta de espaço físico adequado para manutenção dos serviços, falta de estacionamento no local e um grande número de anexos locados para abrigar diversos setores. Esta é a situação que a ALPB vêm enfrentando ao longo do tempo.
No ano passado, o então presidente da casa, Adriano Galdino, cogitou a possibilidade da mudança da sede da ALPB para a Av. Epitácio Pessoa, ocupando o prédio onde funcionou o antigo Paraiban. A possível mudança acarretaria diversos transtornos, entre eles a saída da ALPB da Praça João Pessoa, conhecida como a Praça dos Três Poderes e o esvaziamento do Centro Histórico da Capital.
Na última terça-feira (30), o atual presidente da ALPB, Gervásio Maia, assinou o contrato para instalação do Centro Administrativo no Paraíba Palace Hotel, ressaltando que outras ações também serão realizadas para melhorar o funcionamento da Assembleia Legislativa.
A decisão de permanecer no Centro Histórico e a ocupação de outros locais próximos ao prédio da sede, como o Paraíba Palace, valoriza um local de importância histórica e arquitetônica da cidade. Além de um imóvel, em processo de desapropriação, destinado ao estacionamento da casa, o Centro Médico, que funciona atualmente no bairro de Jaguaribe, também deverá ficar mais próximo dos servidores, também no Centro de João Pessoa.
Importância histórica do Paraíba Palace Hotel – Originalmente conhecido como “Parahyba Hotel”, o local foi idealizado pelo ex-governador da Paraíba, João Pessoa e inaugurado em 1933. Contava, em sua estrutura, com elevador, restaurante e barbearia e recebia a elite paraibana entre as décadas de 1930 e 1960. Mesmo com sua importância histórica, a valorização do litoral deixou o local obsoleto.
Em função do crescimento da cidade e o consequente declínio da área em que o hotel está localizado, o número de hóspedes passou a ser cada vez menor e o Paraíba Palace Hotel viu-se obrigado a fechar as portas. Em 2013 o prédio passou por uma restauração e foi transformado em shopping, mas o projeto não obteve êxito.
Mudança estrutural – De acordo com informações da ALPB, essa decisão garantirá uma economia de R$ 50 mil por mês e irá unificar todos os anexos da ALPB, que antes estavam implantados em vários bairros da Capital, melhorando a qualidade da prestação de serviço à população, aumentando o fluxo de pessoas no local e garantindo a revitalização do lugar e da economia do Centro de João Pessoa.
A arquiteta da ALPB, Zizi Lacerda, explicou que as mudanças acontecerão apenas na parte interna do prédio, preservando toda a fachada e inclusive o letreiro com o nome PARAÍBA PALACE HOTEL, que se encontra na entrada do local. “Toda a fachada permanecerá da forma como foi idealizada no projeto arquitetônico original, inclusive usando as cores em tons pastel. Acrescentaremos abaixo do nome do hotel o letreiro do Centro Administrativo da ALPB. As mudanças estruturais acontecerão apenas na parte interna do prédio”, explicou.
De acordo com Carla Valéria, diretora da Divisão de Engenharia da ALPB, os três andares do Paraíba Palace abrigarão as procuradorias e os setores de engenharia, secretaria de finanças, cultura, protocolo, transporte e patrimônio. Cerca de 250 pessoas trabalharão no prédio nos dois turnos.
O presidente da ALPB, Gervásio Maia, destacou o resgate da história da capital. “Essa transferência significa a valorização do patrimônio histórico da Paraíba. Na minha opinião, o Palace Hotel é um dos prédios mais bonitos que temos na capital”.
Reforma do Plenário – Após a instalação do Centro Administrativo da ALPB terá início a reforma do plenário, localizado no prédio sede da instituição. O projeto arquitetônico da reforma do prédio do plenário será realizado pelo arquiteto e urbanista Expedito Arruda.
O presidente da ALPB adiantou, em fala no plenário, algumas modificações importantes que acontecerão. “O plenário vai ficar oito metros mais largo, o comitê de imprensa ficará do lado direito com uma estrutura com sala de entrevistas, além da construção de uma sala de reunião”, explicou Gervásio Maia.
O arquiteto e urbanista Expedito Arruda explicou que após a saída da parte administrativa do prédio da sede, a reforma garantirá uma melhoria no sistema de fluxo de pessoas e dos espaços. “Hoje temos corredores estreitos e muita circulação de pessoas e setores. Após a reforma, teremos uma modernização do sistema e mais espaço para as modificações necessárias”, destacou o arquiteto.