CEAU.PB realiza 1º Seminário de Ensino em Arquitetura e Urbanismo da Paraíba e reúne coordenadores dos nove cursos de AU
28 de novembro de 2020 |

A abertura do evento contou com a participação de Aída Pontes (presidente do IAB.pb), Cristina Evelise (conselheira federal suplente) que na ocasião representou o CAU/PB, Fabiano Melo (coordenador do CEAU), Hélio Lima (conselheiro federal) e Gabriel Leodegário (representante da FeNEA).
O 1º Seminário de Ensino em Arquitetura e Urbanismo da Paraíba, realizado nesta quinta e sexta-feira, 26 e 27 de novembro, pelo Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CEAU.CAU/PB) foi considerado um sucesso entre os participantes. Os nove coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba participaram do evento, que contou ainda com falas dos membros do CEAU e palestra do conselheiro federal do CAU/BR pela Paraíba, Hélio Costa Lima.
O evento, que teve como tema “O ensino durante e pós pandemia”, teve início com a fala da conselheira federal suplente do CAU/BR pela Paraíba, Cristina Evelise, que, na ocasião, representou o presidente do CAU/PB, Ricardo Vidal. Cristina agradeceu o convite e destacou como surgiu a ideia de realizar um evento reunindo todos os coordenadores de cursos de AU na Paraíba. “A ideia deste evento nasceu ainda na gestão do presidente Cristiano Rolim, para ser realizado pela nossa Comissão de Exercício Profissional, Ensino e Formação (CEPEF), mas, devido à grande demanda de processos da comissão, nunca conseguimos colocar em prática esta ação, até ela ser sugerido pelo representante da FeNEA, Gabriel Leodegário, durante reunião do CEAU”, contou.
Também na abertura, a presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba, Aída Pontes, falou sobre as suas expectativas em relação ao evento e sobre a importância de se discutir o ensino de AU entendendo os lados positivos e negativos do momento atual.
Gabriel Leodegário, representante da FeNEA Regional Nordeste e membro do CEAU.PB, lembrou que durante o evento será possível discutir pautas conjuntas e definir ações e perspectivas positivas no ensino de AU na Paraíba. Fabiano Melo, coordenador do CEAU e organizador do evento, explicou como seriam realizadas as discussões e participações de todos.

Alguns dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba que participaram do evento.
A abertura foi finalizada com a palestra do membro da Comissão de Ensino e Formação do CAU/BR (CEF.CAU/BR), Hélio Costa Lima, atual conselheiro federal do CAU/PB, sobre as ações realizadas pela comissão nacional. Hélio Lima explicou sobre a sua participação como conselheiro federal nas duas últimas gestões do CAU e traçou um panorama do ensino e formação em Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Helinho destacou que, de acordo com dados da CEF.CAU/BR, hoje no Brasil existem 756 cursos de AU, sendo 45 funcionando pelo sistema EaD. Após a apresentação foi realizado um debate com as perguntas enviadas pelo público. A apresentação está salva no Facebook do CAU/PB, no Facebook da FeNEA e no Youtube do IAB.pb.
À tarde foi a vez dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (UNIESP, UNIPÊ, FPB, UFPB, UFCG, UNINASSAU, UNIFACISA, FIP e FSM). Cada coordenador apresentou a sua experiência de ensino durante a pandemia e contou como será a continuidade do ensino a partir deste momento.
No dia 27 pela manhã os coordenadores deram continuidade às suas explanações e à tarde o presidente do CAU/PB, Ricardo Vidal, participou do evento explicando a dinâmica dos Fóruns de Coordenações. No evento foram definidos seis eixos temáticos a serem discutidos no Fórum de Coordenações, bem como a necessidade da definição de uma liderança e da frequência dos encontros. Ricardo Vidal finalizou o evento agradecendo a disponibilidade e vontade de todos para que o Fórum de Coordenações aconteça e prospere como espaço de discussão do ensino de AU na Paraíba.

O encerramento do evento contou com a participação do presidente do CAU/PB, Ricardo Vidal e dos membros do CEAU, Fabiano Melo (IAB.pb) e Gabriel Leodegário (FeNEA) além dos coordenadores dos cursos de AU da Paraíba, como a coordenadora da Faculdade Santa Maria (FSM), Emanoella Sarmento.
Os organizadores do evento junto ao CEAU, Gabriel Leodegário e Fabiano Melo, avaliaram positivamente o seminário. Para Gabriel, o evento alcançou o seu objetivo. “O evento foi de grande sucesso, alcançando o seu objetivo na criação do Fórum de Coordenações dos cursos de arquitetura e urbanismo da Paraíba. É fundamental destacar o compromisso firmado pelo Fórum, a partir dos seus eixos de ação, para a garantia da participação estudantil nos processos de discussão e tomada de decisão, fundamental para a manutenção do diálogo e do caráter de coletividade institucional”, analisou.
“Ficamos muito contentes com a realização do evento, pois mesmo considerando o final do semestre letivo pudemos contar com a participação de todos os coordenadores, que não fizeram apenas relatos das suas experiências, mas participaram de um grande debate conosco sobre os temas abordados. Foi muito positivo ver o entusiasmo deles não só na participação, mas principalmente na perspectiva de formação do Fórum de Coordenações. Acredito que esse fórum será um avanço porque vai ser um canal permanente de interlocução entre as escolas de AU e o CEAU e uma forma também de termos a colaboração direta dos coordenadores junto à CEPEF do CAU/PB e do CAU/BR”, destacou Fabiano Melo, coordenador do CEAU.