
Foto: Jornal O Povo Online
Com o desabamento de um prédio de sete andares em Fortaleza, o jornal Correio da Paraíba, em matéria publicada nesta quinta-feira (17), intitulada “Prédios sem manutenção”, reacendeu o debate sobre a Lei de Inspeções Prediais, que ainda espera aprovação da Câmara Municipal de João Pessoa – PB.
Na matéria, o presidente do CAU/PB, Ricardo Vidal, destacou a importância da aprovação da lei: “Reitero que há anos, apesar da pressão feita pelo CAU e outras entidades, a Câmara Municipal não discute a aprovação da lei de inspeção predial em João Pessoa. Espero que não seja preciso mais tragédias como a de ontem para sensibilizar nossos vereadores”.
Ricardo Vidal destacou que como conselho profissional, o CAU tem como dever fiscalizar o exercício correto da profissão de arquiteto e urbanista e que questões de riscos das edificações devem ser fiscalizadas pela Defesa Civil. “Apesar de não termos números atualizados sobre os edifícios que estão em risco em João Pessoa, reforço o que foi dito no ano passado: cada vez serão mais frequentes tragédias como a ocorrida ontem na cidade de Fortaleza”, afirmou.
Segundo o presidente do CAU/PB, a sociedade deve compreender que as estruturas são projetadas para uma vida útil de 50 anos, e para que tenham grande duração, precisam de manutenção periódica e análises técnicas, que devem ser realizadas por profissionais habilitados. “As cidades estão envelhecendo e a cultura da inspeção predial deve ser consolidada, para que se evitem esses sinistros”, finalizou.