SP, RJ e BH ganham prêmio por ciclovias e faixas de ônibus
16 de janeiro de 2015 |
São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte conquistaram o prêmio internacional de transporte sustentável “Sustainable Transport Award”. As cidades são as primeiras brasileiras escolhidas a conquistar a premiação, organizada pelo Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que tem sede em Nova York e escritórios em outros seis países, incluindo o Brasil. A intenção do prêmio é reconhecer iniciativas que melhorem a mobilidade de pedestres, ciclistas e usuários do transporte público e que reduzam a emissão de gases do efeito estufa.
Para o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Paraíba (CAU/PB), Cristiano Rolim, a questão da mobilidade no Brasil só vai se resolver com investimento em transporte público. “Esses programas de incentivo ao uso dos transportes públicos e o investimento em transporte público têm que ser adotados por todas as cidades brasileiras”, destacou Cristiano Rolim.
Realizado há dez anos, o prêmio foi concedido pela primeira vez para três cidades ao mesmo tempo. Representantes das três prefeituras receberam a premiação em Washington (EUA) na noite de terça-feira (13). São Paulo, Rio e Belo Horizonte se juntam, na galeria de vencedoras, a cidades como Buenos Aires – premiada em 2014 –, Bogotá, Medellín, San Francisco, Nova York, Paris, Londres e Seul.
São Paulo – Recebeu o prêmio por implantar 150 quilômetros de ciclovias e 460 quilômetros de faixas de ônibus nos últimos dois anos e também por aprovar, no novo Plano Diretor, propostas como a de acabar com a exigência de garagens em construções novas.
“O Plano Diretor de São Paulo não exige mais que no Centro da cidade exista uma vaga de carro para cada apartamento, como o código de João Pessoa determina, porque em locais onde você é servido de transporte público não precisa ter seu automóvel particular”, comentou o presidente do CAU/PB.
Rio de Jeneiro – A premiação faz referência ao investimento em transporte de alta capacidade, em especial o BRT Transcarioca, corredor rápido de ônibus com 39 quilômetros e que atende, em média, 270 mil passageiros por dia.
Belo Horizonte – Foi lembrada por implantar dois novos corredores rápidos de ônibus, que somam 23 quilômetros, e por promover mudanças no Centro, que incluem 27 quilômetros de ciclovias e proibição de tráfego de veículos em determinadas ruas.
“Um plano de ciclovia para a cidade deve ser feito de forma integrada e não isolada, porque não adianta você sair do ponto A, parar no ponto B, ter uma dificuldade enorme de trafegar até o ponto C, pra chegar ao ponto D, então, esse programa deve ser integrado na cidade toda junto com o Plano Diretor de Mobilidade Urbana”, ressaltou Cristiano Rolim.